Saúde

Pelotas recebe primeira edição do ano da Caravana AMRIGS

Câncer de mama e diagnóstico pré-natal serão tema de palestra na cidade

Reprodução -

A primeira edição de 2019 da Caravana AMRIGS, que leva conhecimento a diversos municípios do interior do Rio Grande do Sul, acontece na cidade de Pelotas, nesta sexta-feira (5) de abril. A atividade inicia às 19h30min na Associação Médica de Pelotas (Rua Quinze de Novembro, 607). O tema "Ultrassonografia no Diagnóstico Pré-Natal para Redução da Mortalidade Perinatal" será abordado pelo médico André Campos da Cunha.
"Os exames são fundamentais para diagnóstico de uma série de doenças, malformações e problemas no desenvolvimento do feto",  explica.

André Campos da Cunha é graduado em Medicina pela Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Possui Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Poa/RS e é pós-graduado em Infertilidade Conjugal pela Fundação Universitária de Endocrinologia e Infertilidade  UFRGS. É especialista em Ultrassonografia em Ginecologia e diretor da ECOMOINHOS/POA, médico do Serviço de Obstetrícia de Alto Risco e Medicina Fetal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) Porto Alegre/RS e ex-docente da cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Luterana do Brasil  ULBRA.

Já o tema "Câncer e a Reconstrução da Mama" será apresentado pelo médico José Luiz Pedrini. O especialista deve falar sobre as novidades e avanços no tratamento do câncer de mama e detalhar como funciona o diagnóstico e a conduta cirúrgica, principalmente nos casos de reconstrução mamária.
"A novidade é que a paciente não precisa ter o trauma da doença para que se consiga a cura. Pretendo mostrar as técnicas que estão sendo usadas com grandes resultados e pesquisa de novos medicamentos. As pesquisas com anticorpos têm servido para nos mostrar o entendimento melhor do câncer",  disse.

Atualmente são 60 mil novos casos no Brasil de câncer de mama, sendo 5.500 só no RS. O estado gaúcho tem uma das maiores incidência, por conta das características genéticas da sua população.A partir de 2020, provavelmente, o câncer será a principal causa de morte, pela primeira vez, superando as doenças cardiovasculares.

José Luiz Pedrini é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1973), Mestre em Patologia Geral e Experimental pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2001), Doutor em Patologia Geral e Experimental pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2009) e especialista em Medicina do Trabalho, Ginecologia e Mastologia. É médico do Hospital Nossa Senhora da Conceição e possui 21 publicações internacionais com mais de 3.500 citações em revistas indexadas.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (53) 3222.3522.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Envelhecer e viver bem, um desafio Anterior

Envelhecer e viver bem, um desafio

Prefeitura recolhe animais soltos na via Próximo

Prefeitura recolhe animais soltos na via

Deixe seu comentário